Algumas formas de arte são tão unicamente requintadas que não se limitam a sobreviver ao passar dos séculos, impondo-se.
O método intrincado de esculpir vidro segundo Edo Kiriko é um excelente exemplo disto, e os artesãos que continuam a praticar esta técnica de há 200 anos sentem orgulho por continuar com esta tradição tão rica e valorizada. No entanto, não deixam de ser fabricantes modernos e são criteriosos na restrição do seu trabalho, descrevendo-o como estritamente tradicional.
“Tradição é realmente uma palavra poderosa, carregada de imensos significados diferentes”, explica o artesão Edo Kiriko de terceira geração, Yoshiro Kobayashi. “Não se trata de algo que seja imposto a alguém nem é algo que as pessoas carreguem às costas, [mas] algo que acredito que nasce da atividade humana diária e que é criado organicamente a partir da repetição dessa tradição ... algo que liga tudo.”
A repetição precisa é fundamental para a arte de Edo Kiriko, e anos de prática e treino são essenciais para qualquer aspirante a artesão. Como muitos dos seus colegas, Kobayashi iniciou a sua educação com a tenra idade de 13 anos, juntando-se então a seu pai na sua oficina.