PERÍCIA ARTESANAL

ESPÍRITOS INOVADORES

A arte de transmitir uma tradição de geração em geração.

Algumas formas de arte são tão unicamente requintadas que não se limitam a sobreviver ao passar dos séculos, impondo-se.

O método intrincado de esculpir vidro segundo Edo Kiriko é um excelente exemplo disto, e os artesãos que continuam a praticar esta técnica de há 200 anos sentem orgulho por continuar com esta tradição tão rica e valorizada. No entanto, não deixam de ser fabricantes modernos e são criteriosos na restrição do seu trabalho, descrevendo-o como estritamente tradicional.

“Tradição é realmente uma palavra poderosa, carregada de imensos significados diferentes”, explica o artesão Edo Kiriko de terceira geração, Yoshiro Kobayashi. “Não se trata de algo que seja imposto a alguém nem é algo que as pessoas carreguem às costas, [mas] algo que acredito que nasce da atividade humana diária e que é criado organicamente a partir da repetição dessa tradição ... algo que liga tudo.”

A repetição precisa é fundamental para a arte de Edo Kiriko, e anos de prática e treino são essenciais para qualquer aspirante a artesão. Como muitos dos seus colegas, Kobayashi iniciou a sua educação com a tenra idade de 13 anos, juntando-se então a seu pai na sua oficina.

“[Na altura] imitávamos os artesões veteranos e aprendíamos por observação ... passávamos 10 horas por dia a praticar”, afirma. “Era um trabalho realmente difícil”.

Trabalhou arduamente no desenvolvimento das suas competências e admite que não se sentia como um verdadeiro profissional até ter sido reconhecido pelos seus colegas, com a atribuição de um prémio especial aos 33 anos de idade. Trata-se de uma aprendizagem exigente, qualquer que seja o ponto de vista, mas os anos de treino são essenciais, pois esta forma de trabalhar o vidro, que teve origem na área de Tóquio, no final do período Edo, é extremamente meticulosa e exige um nível de perfeccionismo que repercute a natureza orientada para o detalhe, própria da cultura japonesa.

“OS JAPONESES PRESTAM ATENÇÃO ÀS PEQUENAS COMPLEXIDADES”, AFIRMA KOBAYASHI. “PREOCUPAM-SE REALMENTE COM OS PORMENORES... É QUASE SUBCONSCIENTE. ALGO QUE SE TORNA UMA FORMA DE VIDA SEM QUE NOS DEMOS CONTA”.

Yoshiro Kobayashi, artesão Edo Kiriko

Para Kobayashi, a complexidade do seu trabalho é fundamental para garantir um produto acabado de elevada qualidade, para além de ser um elemento central para o profundo sentimento de satisfação e prazer que retira da sua arte.

“Estou certo de que esta filosofia tem um impacto especial no trabalho de cada artesão”, afirma. “A mais pequena complexidade assume grande importância. É por isso que eles têm imenso cuidado sempre que fazem qualquer coisa. Trata-se da satisfação pessoal que o artesão retira do seu trabalho”.

Embora ele seja apaixonado pela arte de Edo Kiriko e tenha retirado enorme prazer da mesma ao longo dos anos, Kobayashi não pressionou o filho para que ele seguisse os seus passos, antes encorajando-o a explorar opções de carreira alternativas.

No entanto, o apelo da história e tradição familiares provou ser demasiado forte, e o seu filho Yohei juntou-se a ele no negócio da família, trazendo uma visão contemporânea às peças, mas também continuando a produzir trabalhos que foram apreciados e aperfeiçoados pelas gerações anteriores.

“Ter a possibilidade de fazer algo de que se gosta e ganhar a vida com isso é maravilhoso”, afirma Kobayashi. “Sinto-me contente por ter escolhido esta profissão”.

GERAÇÕES DE ARTE

Fabricantes de vidro Edo Kiriko criaram o requintado painel no interior do Lexus LS, que acolhe os passageiros num ambiente simultaneamente deslumbrante e delicado.

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