PROTÓTIPOS DE AUTOMÓVEIS

PROTÓTIPO DE CROSSOVER COMPACTO

O PROTÓTIPO

O protótipo do UX marca uma nova etapa na história do design da Lexus; um novo tipo de crossover urbano, de quatro lugares, que contrasta com a aparência quase selvagem e a presença 4x4 de um todo-o-terreno com distância ao solo reduzida e uma posição de condução tipo coupé.

DESIGN ESCULPIDO E FLUIDO

O conceito futurista, de "dentro para fora", está no centro do design, criando uma sinergia forte entre o estilo do exterior e do interior. Na parte traseira, a carroçaria flui para o interior do habitáculo, formando a estrutura principal dos apoios de cabeça traseiros.

ESTILO ILUMINADO

A aplicação de detalhes inovadores dá seguimento ao conceito de "dentro para fora". As luzes de circulação diurna (DRL), em forma de L, estão posicionadas para atravessar as estruturas dos faróis principais. O design das lâmpadas traseiras apresenta um forte tratamento tridimensional, integradas no spoiler traseiro.

PENSAMENTO REVOLUCIONÁRIO

Até os pneus do protótipo do UX ofuscam os limites; a borracha é esculpida a laser, de modo a parecer que os raios das jantes continuam para o interior do painel lateral, criando a ilusão perfeita de que as rodas e os pneus são um elemento único.

ROBUSTO, MAS ELEGANTE

Os elementos que compõem o exterior estão interligados por uma superfície sensual e altamente escultural, que nos remete para os automóveis desportivos clássicos. Esta arquitetura é exclusiva da Lexus; o forte design horizontal é conseguido através do volume e não das simples linhas estéticas. A extremidade da cabina foi puxada para trás, acentuando ainda mais o comprimento do capô.

ENTRE NO UX

A secção dianteira do habitáculo tem tanto de agilidade de sofisticação, como de envolvimento do condutor. Já a secção traseira apresenta-se num formato de sofá acolhedor, que envolve as portas traseiras com dobradiças posteriores; o esquema de cores contrastantes confere a ambiência e a amplitude típicas de um SUV de luxo.

 

ARROJADO E IMPREVISTO

Em vez de um tablier convencional, as formas angulares e incisivas sobrepõem-se e flutuam por cima umas das outras, criando um jogo de sombras e contrastes. Um ecrã de visualização surge em cada canto do tablier, exibindo o vídeo a partir dos retrovisores colocados na parte exterior das portas.

SEMPRE LIGADO

A tecnologia avançada HMI (Interface Homem-Máquina) do veículo foi concebida para proporcionar exibições tridimensionais e intuitivas, para os condutores e passageiros que estão habituados, e esperam, um ambiente sempre ligado.

TECNOLOGIA INOVADORA

O painel de instrumentos do condutor inclui um globo transparente, que parece flutuar, tal como um holograma, e que contém uma combinação de informações analógicas e digitais. Na parte de cima da consola central, uma estrutura cristalina exibe, em formato holográfico, as informações de entretenimento e climatização do habitáculo, acessíveis ao condutor e ao passageiro dianteiro.

O Protótipo do Lexus UX adota ainda a tecnologia elétrica avançada, tal como vidros electrocromáticos e câmaras finas, com espelhos eletrónicos que substituem os convencionais espelhos retrovisores exteriores. As imagens dos espelhos eletrónicos são exibidas nos ecrãs interiores, integrados de uma forma que não é apenas um detalhe de design, mas que pretende manter visível toda a arquitetura do tablier, desconstruída de "dentro para fora".

O design do pilar A é repetido numa nova experiência de som para os passageiros mais jovens - uma coluna de som, horizontal e amovível, incorporada na parte lateral do painel.

GALERIA DE IMAGENS