- Exposição de obras originais inspiradas no conceito de um Lexus elétrico a bateria de próxima geração, LF-ZC
- A colaboração conta com obras de Hideki Yoshimoto/Tangent, vencedor do primeiro Lexus Design Award, do músico e compositor Keiichiro Shibuya e da designer solar Marjan van Aubel
- Aberto ao público no Art Point e no Art Garden do Superstudio Più de Milão, na Via Tortona 27, até 21 de abril
A Lexus anunciou hoje a sua nova exposição, ‘Time’, durante a Semana de Design de Milão, o maior evento de design do mundo. Composta por instalações originais de artistas internacionais, a mostra vai estar aberta ao público até 21 de abril no Art Point e no Art Garden do Superstudio Più em Tortona, bairro criativo mundialmente reconhecido de Milão.
‘Time’ capta a visão da Lexus de como a aplicação de software e as inovações energéticas vão contribuir para que os automóveis do futuro proporcionem, simultaneamente, novas possibilidades e a coexistência com a neutralidade carbónica.
A exposição apresenta trabalhos de dois designers inspirados no Lexus LF-ZC, modelo conceptual que explora o potencial de um veículo elétrico a bateria (BEV) de próxima geração. ‘Beyond the Horizon/Para lá do Horizonte’ de autoria de Hideki Yoshimoto, e do seu estúdio Tangent, mostra um mundo de mobilidade futura que evolui por meio da inovação de software. Produzida em colaboração com o músico e compositor Keiichiro Shibuya, a peça mergulha o visitante na luz e no som. ‘8 Minutes and 20 Seconds/8 Minutos e 20 Segundos’ é o novo trabalho de Marjan van Aubel – incorpora design e tecnologia solar na procura de um futuro neutro em carbono.
Simon Humphries, Chief Branding Officer da Lexus, afirma: “A Lexus sempre desafiou as convenções do luxo automóvel, trabalhando para expandir os horizontes dos seus produtos e serviços para criar experiências que superam as expectativas dos seus clientes. ‘Time/Tempo’ vem da nossa crença de que experiência e tempo são conceitos inseparáveis. O tempo não é algo que passa, pura e simplesmente; é o ponto de partida para todas as experiências especiais. A Lexus tem uma filosofia firmemente centrada no ser humano – acreditamos que proporcionar às pessoas experiências únicas, numa época em que a tecnologia permitirá aos automóveis antecipar e evoluir com o cliente, começa precisamente por explorar a sua relação com o próprio tempo.”
Instalação ‘Beyond the Horizon/Para além do Horizonte’
'Beyond the Horizon' é uma instalação interativa inspirada num futuro em que o valor da experiência pessoal da mobilidade pode ser adaptado ao indivíduo, através da atualização constante do software de um veículo, para que este transcenda o seu papel tradicional como meio de transporte através de um diálogo digital com o utilizador.
A instalação imersiva apresenta uma linha de esculturas de dois metros de altura. Embora pareçam uniformes, cada uma emite efeitos de iluminação exclusivos para criar atmosferas diferentes. O LF-ZC está posicionado no centro da obra, como um símbolo da inovação e da mobilidade futura.
O designer Hideki Yoshimoto combina tecnologia de ponta com artesanato japonês consagrado pelo tempo, numa tela de projeção gigante (quatro metros de altura por 30 metros de largura) que mostra perspetivas do horizonte em constante mudança. O material baseia-se na herança de 1.500 anos do papel ‘washi’ Echizen, bastante comum nas telas encontradas nas casas tradicionais japonesas. Neste caso, é feito de fibra de bambu, uma referência, não só à forma como este material sustentável é apresentado no interior do LF-ZC, mas também ao reconhecido respeito e aplicação de competências artesanais Takumi que integram o ADN da Lexus.
Para complementar o conceito da exposição, Keiichiro Shibuya compôs uma instalação sonora original, ‘Abstract Music’, em que as imagens sonoras são geradas em tempo real através da programação de uma grande quantidade de dados sonoros, movimentados em torno de 31 colunas dispersas pelo recinto. Não existem dois momentos iguais, uma vez que os sons evoluem incessantemente. A alteração do horizonte do amanhecer para o anoitecer, tendo o LF-ZC como guia para o futuro, combina-se com as esculturas e a música para criar uma experiência personalizada e envolvente.