MOTORIZAÇÃO: UMA NOVA GERAÇÃO DE LEXUS HYBRID DRIVE
O LBX é eletrificado por um sistema híbrido Lexus de nova geração, com um motor compacto e leve de três cilindros e 1,5 litros. Os principais elementos do sistema híbrido passaram por uma remodelação substancial, incluindo a transmissão e a unidade de controlo de potência, para melhorar a eficiência, reduzir perdas, economizar peso e reduzir o tamanho. Há também uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos níquel (NiMH) de baixa resistência e alto rendimento, que permite uma potência extra ao motor elétrico na aceleração e amplia o tempo de condução EV totalmente elétrica.
Os desenvolvimentos tecnológicos permitiram à Lexus concentrar-se num desempenho mais compensador e num nível de prazer de condução que não era possível com os sistemas anteriores. A potência combinada do sistema Full-hybrid é de 136 cv ou 100 kW com um binário máximo de 185 Nm.
O motor opera com eficiência térmica de classe mundial, apoiado por tecnologia de combustão de alta eficiência e sedes de válvulas produzidas com a precisão de laser. Outros importantes recursos: pistões ultraleves projetados para altas rotações e temporização eletrónica inteligente de válvulas variáveis.
A nova motorização conta com uma caixa híbrida. A unidade de controlo de potência foi revista e posicionada diretamente acima da transmissão híbrida, o que ajuda a conseguir uma linha de capot baixa. Há uma maior economia de espaço graças aos dois motores-geradores colocados em eixos separados, reduzindo o comprimento total da transmissão.
A bateria NiMH é uma unidade bipolar totalmente nova com peso reduzido e um design mais compacto, mas oferece resposta muito mais rápida de carga e descarga. Contribuindo, assim, para uma aceleração instantânea e potente do LBX, que é semelhante à de um veículo elétrico a bateria, bem como a sua eficiência de combustível. O LBX beneficia, ainda, de um sistema de arrefecimento redesenhado para ajudar a prolongar a vida útil e o desempenho da bateria.
A transmissão foi ajustada para permitir um desempenho agradável, seja em condução na cidade ou em estradas sinuosas, com manuseio fiel e uma sensação de aceleração linear mais alinhada com a pressão que o condutor faz no acelerador. A condução também foi aperfeiçoada pelo controlo do sistema híbrido, que se aproxima do som do motor e da aceleração. Graças às atualizações do sistema híbrido, a condução EV totalmente elétrica pode ser desfrutada a velocidades mais altas e em distâncias mais longas, maximizando a eficiência do LBX.
A autenticidade da qualidade de SUV do LBX inclui a opção de tração integral E-Four da Lexus, que introduz um motor elétrico adicional no eixo traseiro. No arranque, em curva e em superfícies de baixa aderência, o sistema direciona automaticamente a força motriz para as rodas traseiras, ajudando a manter o veículo estável e mantendo a confiança do condutor.
O estatuto de luxo do LBX reflete-se nos esforços que a Lexus fez para gerir ruído e vibração (NVH). Melhorias no bloco reduzem vibrações e ruido. Foi dada especial atenção às portas onde foram introduzidas placas de amortecimento para suprimir o ruído de alta frequência e aumentar o ruído de baixa frequência para chegar a um som distinto e agradável. Para contrariar a vibração e o ruído da estrada vindo do tejadilho, foi utilizado mástique de alto amortecimento juntamente com um extenso silenciador feito a partir de um material de isolamento extremamente eficaz. Outras medidas incluem um vedante nos limites do interior do capot e placas de isolamento e absorção de ruído, forros, molduras e espuma em áreas-chave do carro. Por baixo do veículo, as ligações estruturais e de alto amortecimento desempenham o seu papel na redução de ruído e vibração, para além de contribuírem para a rigidez geral do carro.
DESIGN INTERIOR: SIMPLICIDADE E ELEGÂNCIA, QUALIDADE SUPERIOR E PERÍCIA ARTESANAL TAKUMI
Os designers da Lexus procuraram criar um interior simples e refinado que conferisse a sensação e a atmosfera de um modelo de segmento superior. Este efeito baseia-se em três elementos-chave: boa visibilidade com visão alargada e um painel de instrumentos simples e de fácil leitura; a sensação de amplitude do espaço interior; e uma consola central com uma forte presença.
A qualidade premium e a atenção aos detalhes estão refletidas na escolha do revestimento dos bancos e acabamentos com forte apelo visual e tátil. Para além da pele semi-anilina de alta qualidade, as opções incluem um interior em pele vegan e materiais sintéticos para o revestimento dos bancos e volante, seletor de mudanças e revestimentos das portas. O LBX também apresenta um novo acabamento de carvão Tsuyusami, criado através de uma nova técnica de filme que utiliza várias camadas para dar uma aparência altamente texturizada e uma sensação de profundidade. A iluminação ambiente contribui para o efeito Omotenashi que faz com que as pessoas se sintam bem-vindas e completamente em casa, dentro do veículo. Destacando diferentes partes do habitáculo, o design de iluminação oferece uma gama de 50 opções de cores, selecionadas em temas que evocam diferentes estados de espírito.
O cockpit do condutor é uma interpretação do conceito Tazuna da Lexus, introduzido pela primeira vez no SUV de médio porte NX, que posiciona os principais controlos e fontes de informação imediatamente ao redor do condutor, de modo que a sua operação requeira apenas movimentos mínimos de mãos ou de olhos. Isto ajuda a manter o condutor concentrado na, com o mínimo de distração. A posição e ângulo do volante foram colocados na melhor posição para que o condutor sinta o maior controlo possível.
Aqui, o conceito Tazuna foi aperfeiçoado com um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12.3 polegadas, apresentado pela primeira vez num Lexus. O layout e destaque dos medidores e dados mudam de acordo com o modo de condução selecionado e podem ser personalizados para atender às preferências individuais. Também está disponível, como opção, um head-up display.
Graças ao tamanho compacto do LBX, quase todos os centímetros do carro podem ser vistos a partir do volante, aumentando a confiança, o conforto e o controlo de que o condutor desfruta com a Assinatura de Condução Lexus. O contorno do capot e da posição dos pilares dianteiros reduz os ângulos mortos e proporcionam uma visibilidade descendente e ampliada que contribui para uma condução de maior precisão.
Para que a visibilidade se mantenha ampla e clara, o painel de instrumentos horizontal tem um design limpo e simples. De cada lado, a sua forma flui para o painel da porta, conferindo uma sensação de envolvimento em torno dos ocupantes do banco dianteiro, de modo que a sensação seja simultaneamente de expansão e abrangência. A linha contínua criada por este design também ajuda o condutor a sentir o grau de inclinação da carroçaria em curva. O ponto de quadril baixo aumenta a sensação de harmonia entre o condutor e o automóvel, ao mesmo tempo que reserva um espaço amplo para os joelhos na dianteira. Para garantir uma boa visibilidade para todos os ocupantes, os bancos traseiros são ligeiramente mais altos do que os da frente.
A consola central marca uma forte presença graças ao grande ecrã tátil multimédia que está inclinado para trás para se integrar suavemente na consola central. Possui almofadas laterais e abriga dois porta-copos e vários pontos de armazenamento e portas USB para conexão e carregamento de dispositivos.
A bagageira oferece até 332 litros (modelos FWD - com tração à frente - com bancos traseiros instalados) de capacidade – o suficiente para transportar duas malas de 75 litros sob a proteção da bagageira dobrável.