- Lexus Safety System + de última geração (com uma impressionante variedade de recursos de segurança e assistência), de série em todas as versões em Portugal
- Novo RX recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes independentes de segurança Euro NCAP 2022
- A robustez e os recursos de segurança passiva conferem excelentes níveis de proteção em caso de impacto
- Tecnologia projetada para reduzir o esforço e a fadiga do condutor
- O novo Monitor de Condução verifica permanentemente o estado de alerta do condutor. Pode parar o automóvel em segurança, caso não haja reação.
9 de dezembro de 2022 – Sempre que o condutor se senta ao volante, o novo Lexus RX tem a sua segurança como prioridade. Verifica permanentemente o tráfego à sua volta e a estrada à sua frente, e alerta para possíveis riscos de acidente. Quando deteta um perigo, avisa-o e, se necessário, ajusta a velocidade, a direção e o sistema de travagem para o ajudar a evitar um acidente ou, caso o impacto seja inevitável, atenuar as suas consequências.
Lexus Safety System +
A extensão e a capacidade dos recursos de segurança e de assistência ao condutor estão mais completas que nunca, graças ao Lexus Safety System + de última geração, conjunto de sistemas de segurança que é de série em todos os modelos RX em Portugal.
A qualidade destes avanços tecnológicos contribuiu para que o novo RX assegurasse uma classificação de cinco estrelas no rigoroso programa independente de avaliação e testes de segurança da Euro NCAP. A avaliação combina a resistência fundamental da construção do automóvel e a sua capacidade para proteger condutor, passageiros e peões, em caso de acidente. As pontuações alcançadas durante os testes revelam resultados gerais de 90% para proteção de ocupantes adultos; 87% para ocupantes infantis; 89% para utentes vulneráveis na estrada; e 91% para o desempenho dos recursos de assistência à segurança.
O Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS) do automóvel recorre agora a uma combinação de radar e câmara para ampliar o alcance e reconhecer mais tipos de perigo. Por exemplo, quando vira num cruzamento, pode detetar o risco de colisão frontal proveniente do tráfego que se aproxima e dos peões que atravessam. O tempo de resposta ficou mais rápido. Foi introduzido a Assistência da Direção de Emergência (ESA Emergency Steering Assist) com Apoio Ativo, que fornece assistência da direção e travagem instantânea para ajudar a manter o carro estável e dentro da sua faixa de rodagem, se se desviar de repente para evitar um obstáculo.
O PCS pode detetar a utilização repentina e não intencional do acelerador a baixas velocidades e suprimir acelerações potencialmente perigosas. O Monitor de Ângulos Mortos (BSM) e o Alerta de Tráfego Transversal Traseiro (RCTA) apoiam as ultrapassagens e as manobras de forma segura, enquanto o Alerta de Tráfego Transversal Frontal (FCTA), opção no conjunto de sistemas de extensão de segurança, alerta para a aproximação de veículos de ambos os lados em cruzamentos com pouca visibilidade. O Monitor de Ângulos Mortos também desempenha um papel fundamental na função de abertura de portas em segurança (SEA Safe Exit Assist) que utiliza o sistema de abertura de portas e-Latch, que evita que as portas sejam abertas inadvertidamente quando há veículos a aproximarem-se por trás.
É natural que os condutores se cansem durante uma viagem longa e que esse cansaço afete os seus níveis de atenção e reação. A Lexus aborda esse problema com recursos que reduzem o esforço da condução, enquanto acompanham o estado de alerta do condutor. O Monitor de Condução usa uma câmara montada atrás e acima do centro do volante para confirmar permanentemente o estado do condutor e reconhecer se este perdeu a concentração por cansaço ou indisposição. Pela primeira vez no mundo, o monitor está ligado ao sistema de segurança ativa do carro: se o condutor não responder aos alertas, suprime a aceleração e trava o veículo de forma controlada, ativando as luzes de emergência.
PDA
O Assistente de Condução Proativa (PDA Proactive Driving Assist) é extremamente útil na condução em cidade, a baixas velocidades. Usa a câmara frontal para detetar perigos, como peões prestes a atravessar ou a caminhar ao longo da estrada, carros estacionados e ciclistas. Em viagens longas em autoestrada, o Cruise Control Adaptativo (DRCC) define e mantém uma distância segura em relação ao veículo da frente, reduzindo a velocidade do RX até à imobilização, se necessário. Já pode responder a comandos de voz e ajustará automaticamente a velocidade do veículo quando se aproximar de uma curva, para garantir uma dinâmica suave e estável. O sistema também pode ajustar a velocidade para evitar ultrapassagens no lado errado de uma estrada com várias faixas. O Assistência à manutenção na faixa de rodagem (LKA) e o Sistema de alerta à mudança de Faixa de Rodagem (LDA) ajudam a manter o carro na sua faixa, ao passo que o Sistema de Reconhecimento dos Sinais de Trânsito (RSA) repete os sinais de alerta e comandos da rota principal no visor multifuncional do condutor, com link ao DRCC para facilitar o ajuste, quando muda um limite de velocidade. A condução noturna também se torna mais segura com o ajuste automático dos faróis entre médios e máximos – um Sistema de Máximos Adaptativo (AHS) ou Sistema de Máximos Automático (AHB) de acordo com a especificação do modelo.
Embora estes recursos formem um conjunto abrangente – juntamente com funções de estacionamento automático – este não é o fim da história: as atualizações de software sem fios permitem que os sistemas sejam atualizados e estendidos sem problemas, sem necessidade de levar o carro ao centro Lexus.
Para informação adicional, por favor visite: https://www.lexus.pt/novos/rx/rx-world-premiere