- Apresentando a 5ª geração RX – um veículo completamente novo
- Design exterior fusiforme expressa dinamismo e elegância
- Gama de três motorizações eletrificadas: híbrido Turbo RX 500h, híbrido RX 350h e híbrido plug-in, RX 450h+.
- Nova plataforma e sistemas dinâmicos fornecem a “Assinatura de Condução Lexus” que combina conforto, controlo e confiança
- Cockpit Tazuna de design ergonómico, focado no condutor
- Sistema multimédia de última geração, com ecrã tátil de 14”
- O mais recente Lexus Safety System+ fornecido de série em todas as versões
1 de Junho 2022 - A Lexus revela hoje a 5ª geração do RX, um modelo completamente reinventado que abre um importante novo capítulo na história do icónico SUV.
O pioneiro RX foi o grande best-seller da Lexus nas últimas duas décadas. Com mais de 3.5 milhões de unidades vendidas em todo o mundo desde a sua introdução em 1998 – dos quais 300.000 na Europa – este RX de 5ª geração é fundamental para estratégia de futuro da marca, "Lexus Electrified".
Koji Sato, Presidente da Lexus Internacional: “Com este novo RX, estávamos determinados a manter o DNA Lexus: qualidade suprema, conforto de condução e requinte, elevando a experiência de condução ao próximo nível, com uma assinatura de condução Lexus inigualável”.
A par do recém-lançado NX e do recentemente-revelado RZ, o RX contribuirá para a construção do ‘Next Chapter’ da Lexus. Estes três modelos representam a mais forte ofensiva no mercado SUV Premium D-E, os modelos Lexus com principal sucesso da marca.
Next Chapter
Para o novo RX, a Lexus desenvolveu ainda mais a sua nova linguagem de design 'Next Chapter', incluindo uma nova 'carroçaria fusiforme', com a integração do conceito de fuso em toda a frente do veículo. A equipa RX também se inspirou na rica herança de design do RX, e o resultado é um modelo imediatamente identificável como RX, mas com um caráter mais dinâmico, elegante e confiante.
No interior, centrado no condutor, o cockpit ‘Tazuna’ foca-se em permitir um controlo direto e intuitivo do veículo, seguindo o princípio de ‘mãos no volante, olhos na estrada’. Também melhora a experiência de condução, com um layout intuitivo e limpo, aperfeiçoado com um novo ecrã tátil de 14”.
Na Europa e em Portugal, o novo RX chega com uma gama de três motorizações diferentes. Destaque da marca para a Europa Ocidental e em particular em Portugal para o RX 450h+ que vai alargar a oferta de tecnologia híbrida plug-in (depois da sua estreia no NX). Com o novo híbrido RX 350h, a Lexus apresenta uma alternativa eficiente às motorizações diesel e gasolina de menor cilindrada. E para aqueles que procuram um desempenho mais emocionante, a Lexus apresenta o seu primeiro híbrido turbo, o RX 500h, que chega com sistema de controlo de tração integral DIRECT4.
Para os mercados orientais, juntamente com o híbrido de maior desempenho RX 500h, a Lexus apresenta o RX 350 com motor turbo a gasolina de 2.4 litros (não disponível em Portugal) que permite um desempenho superior ao do modelo atual.
Para construir a “Assinatura de Condução Lexus” do novo RX, a Lexus otimizou as bases do SUV: centro de gravidade, especificações de inércia, redução de peso, rigidez e transmissão, para criar um “diálogo” mais natural entre veículo e condutor. A melhorada agilidade, dinâmica e a capacidade de resposta são o resultado do aperfeiçoamento da plataforma GA-K, que confere ao modelo uma excelente rigidez da carroçaria e um baixo centro de gravidade.
A tecnologia de segurança da Lexus de classe mundial, da Nova Geração RX conta com o Lexus Safety System+ de 3ª geração. Um conjunto de sistemas de segurança aperfeiçoados do Sistema de Segurança de Pré-Colisão (PCS), o novo Assistente Proativo do Condutor (Proactive Driver Assist) e o conjunto de sistemas adicionais de segurança (Extended Safety Package). O RX traz, também, a mais recente plataforma multimédia com o assistente de Voz “Hey Lexus” e a aplicação Lexus Link.
LEXUS RX O SUV PIONEIRO.
Lançado em 1998, o RX 300 foi o primeiro SUV de luxo do mundo. Deu origem a um segmento automóvel totalmente novo, com estilo, aceleração, dinâmica e silêncio dignos de um automóvel de luxo. Em 2005, o RX 400h foi o primeiro híbrido de luxo do mundo, com uma motorização eletrificada que era revolucionária e que combinava um motor V6 a gasolina com um potente motor elétrico, um avanço tecnológico que serviu de plataforma de lançamento para toda a gama híbrida da marca. Elogiado pelos clientes pelo seu conforto, requinte e qualidade, em 2016, o RX foi o primeiro modelo Lexus a receber a tecnologia Lexus Safety System+. Em 2019, o RX apresentou o primeiro Sistema de Máximos Adaptativo do mundo, BladeScanTM - uma tecnologia que recorre a um espelho rotativo em forma de lâmina para alcançar uma iluminação aperfeiçoada dos faróis LED.
DESIGN LEXUS: ‘NEW CHAPTER’
“Primeiro, criámos um design exterior dinâmico que transmitisse envolvimento e uma presença cativante, com uma postura sólida que facilitasse o desempenho de condução. De seguida, redefinimos as proporções para expressar a elevada experiência de condução e adicionamos novas tecnologias de transmissão, como a DIRECT4”, explica o Engenheiro-Chefe do RX, Takaaki Ohno.
Continuando o caminhando da eletrificação, os designers assumiram o desafio de incorporar a nova identidade de design 'fusiforme' no novo RX, o que resultou numa melhor integração da grelha, um espelho da sensação de poder eletrificado e do baixo centro de gravidade. Faróis mais compactos e angulosos, entradas de ar e vias mais largas (15 mm) consolidam a estética confiante e “colada” à estrada.
Para chegar a um porte mais ousado, os designers da Lexus optaram por uma postura mais elegante da frente para trás, estendendo o capot, alongando a distância entre os eixos em 60 mm e baixando a linha do tejadilho em 10 mm. Para conferir uma sensação de coupé, o pilar preto traseiro de assinatura (o "teto flutuante" da Lexus) tem agora uma aparência mais tridimensional. O dinamismo extra do RX surge das linhas arrebatadoras e das grandes jantes de 21".
Os faróis quádruplos em LED são mais elegantes, mais angulosos e mais horizontais. O design, acentuado pelas luzes de circulação diurnas em forma de L, cria um visual poderoso. Na traseira, as luzes exclusivas Lexus sublinham o icónico formato do RX, e a via mais larga (40 mm) reforça a postura e a presença na estrada. A introdução do “LEXUS” na traseira confere um visual limpo e contemporâneo.
Acentuando as credenciais desportivas do RX, o F SPORT só estará disponível como híbrido de maior desempenho RX 500h. A versão F SPORT traz melhorias na grelha dianteira, nos rebordos e nos para-choques aerodinâmicos dianteiros e traseiros.
ATUALIZAÇÃO DO LUXO
A Lexus desenvolveu o conceito de cockpit Tazuna para tornar o habitáculo mais centrado no condutor. Introduzido pela primeira vez nos novos NX e RZ, é agora adotado na nova geração RX. Inspirado na palavra japonesa para "rédeas de cavalo", Tazuna centra-se no controlo direto e intuitivo. No cockpit, fontes de informação como ecrã multimédia, display multi-informação, comandos e head-up display estão agrupados para que o seu conteúdo possa ser lido com o mínimo de movimento dos olhos e da cabeça.
“Uma poderosa mistura de design de cockpit Tazuna com um espaçoso SUV de luxo, e recurso a materiais de alta qualidade como a pele e camurça artesanal Takumi com o Lexus 'L' em relevo, permitem-nos chegar exatamente ao tipo de visual personalizado que procurávamos quando desenhámos este novo interior.” explica o Designer de Interiores do RX, Jota Kusakari.
Os designers procuraram criar um espaço interior minimalista, mas intuitivo e atencioso, recorrendo a materiais da mais alta qualidade. Os bancos dianteiros foram redesenhados para oferecer acessibilidade de primeira classe, excelente suporte e aquecimento/ventilação. As laterais do assento ganharam um formato côncavo para proporcionar um suporte ergonômico adequado ao redor da cintura.
É fundamental destacar a disponibilização de um interior em pele, sem sacrifício de animais, uma resposta às necessidades da comunidade vegan e de outros consumidores ecologicamente conscientes. Isto significa que na Categoria Conforto, o revestimento, não só dos bancos, como também do volante e da manete das mudanças, é em pele sintética. Os clientes podem escolher entre Preto e Bege.
Expressão da hospitalidade Lexus ‘Omotenashi’, o ‘Lexus Mood Selector’ permite que os ocupantes personalizem a iluminação ambiente do RX a partir de uma paleta de 64 cores e 14 temas personalizados.
O novo RX traz uma espaçosa bagageira e cinco assentos de luxo com muito espaço para as pernas. Graças à distância par (entre costas dos bancos da 1ª e 2ª fila) aumentada (1010 mm, +10 mm em relação ao modelo anterior), aos novos bancos e a um envolvimento mais inteligente, a Lexus conseguiu tornar o RX mais espaçoso por dentro. Ao diminuir a altura de carga em 30 mm, é mais fácil de usar. Graças ao design inteligente da traseira, o compartimento de bagagem é agora 50 mm mais longo. Este comprimento extra ajuda a acomodar objetos mais volumosos, enquanto os bancos traseiros divididos em 40:20:40 podem acomodar itens como esquis ou pranchas de surf. O novo sistema e-latch controla as portas eletronicamente, tornando-as mais suaves e fáceis de usar.
ASSINATURA DE CONDUÇÃO LEXUS: CONFORTO, CONTROLO, CONFIANÇA
Todos os modelos RX entregam a 'Assinatura de Condução Lexus' à sua maneira, graças às excelentes credenciais da plataforma e das motorizações, e ao mesmo fio condutor: conforto superior combinado com um novo nível de capacidade de resposta linear e direta, mantendo o condutor no controlo em todos os momentos, o que resulta num sentimento imediato de confiança.
O novo RX foi construído sobre a plataforma GA-K, similar à do NX, mas com uma configuração diferente. Por exemplo, a traseira foi completamente redesenhada para aumentar a distância entre os eixos, mas também para implementar travessas adicionais e suportes de suspensão que aumentam a rigidez. Essa maior rigidez permitiu que os engenheiros da Lexus ajustassem a suspensão com mais precisão, melhorando não só o desempenho, mas também o conforto.
RX
Esta nova plataforma RX permitiu retirar 90 kg ao peso do carro e uma redução de 10 mm na altura total, resultando num centro de gravidade 15 mm mais baixo. A distância entre os eixos foi aumentada em 60 mm, mantendo o comprimento total. Com 15 mm na frente e 40 mm na traseira, as vias estão também mais largas e, combinadas com jantes de 21”, confere ao RX uma postura e uma aderência mais confiantes.
Para economizar peso, a Lexus usou materiais avançados, como aço de alta resistência 2GPa para os pilares centrais, e alumínio para os guarda-lamas e para o capot. A nova estrutura também inclui aço de 1180 MPa para o reforço do balancim e aço de 1470 MPa para rigidez do tejadilho.
A nova suspensão traseira multi-link proporciona uma melhor estabilidade lateral e características que aumentam a estabilidade, um contributo substancial para o desempenho. Capaz de lidar com níveis mais altos de binário, reduz substancialmente o ruído, a vibração e a aspereza.
Ao mesmo tempo que asseguraram um silêncio típico Lexus no interior do habitáculo, com medidas de amortecimento de som e redução de vibração, os engenheiros e os artesãos criaram sons para acrescentar uma sensação de potência e desempenho. Para inspirar os sentidos, também aperfeiçoaram o som da porta do automóvel de luxo.
EXPANSÃO DA GAMA ELETRIFICADA
Aproveitando a estratégia 'Lexus Electrified' que adota uma abordagem multi-tecnológica, e aproveitando os mais de 15 anos de experiência em tecnologias de eletrificação, o novo RX continua a elevar a fasquia: desempenho híbrido da Lexus aperfeiçoado ou superior potência e eficiência híbrida plug-in.
RX 500h: DISRUPTIVO HÍBRIDO TURBO COM DIRECT4
- Motor turbo híbrido de 2.4 litros com transmissão automática de 6 velocidades e DIRECT4
- Potência: 371 cv ou 273 kW
- Binário: 645 Nm
- 0-100 km/h: 5.9 s
- Valores Previstos: CO2: 182-189g/km / Consumo: 8.2-8.5 l/100km
O revolucionário novo híbrido de desempenho RX 500h é o primeiro híbrido turbo-comprimido da Lexus e foi desenvolvido a pensar em clientes sedentos de desempenho de ponta eletrificado.
Com a potência fornecida por uma arquitetura híbrida completamente nova composta por um motor turbo de 2.4 litros e transmissão automática de 6 velocidades, fornece 371 cv e 645 Nm de binário para uma aceleração emocionante e excelente dinâmica, graças ao DIRECT4. O motor elétrico dianteiro está posicionado entre o motor de combustão e a transmissão, e possui embraiagem em ambos os lados, permitindo grande flexibilidade na entrega de potência.
A traseira está equipada com um e-Axle de 80 kW: um conjunto compacto e modular composto por motor, engrenagem e uma ECU localizada entre as rodas traseiras. As suas dimensões compactas ajudam a garantir mais espaço no habitáculo e na bagageira.
A gestão da potência é controlada pelo DIRECT4, uma nova tecnologia exclusiva de força de tração da Lexus lançada recentemente no RZ 450e. Este sistema inteligente equilibra constantemente a potência e o controlo de binário entre os eixos dianteiro e traseiro em qualquer situação de condução, mudando automática e perfeitamente a força de tração entre os 2 eixos em milissegundos – mais rápido do que qualquer sistema mecânico.
O DIRECT4 facilita a ligação entre a estrada e o volante, oferece uma aperfeiçoada estabilidade de manobragem e uma excelente dinâmica de condução a alta velocidade. Muito importante ainda para o RX 500h, é que também aumenta o conforto de condução com o binário instantâneo que ajuda a controlar os movimentos da carroçaria.
Por se tratar de um híbrido de alto desempenho, a Lexus instalou pinças opostas nos travões dianteiros para permitir uma travagem potente e Rodas Traseiras Direcionais (DRS) que determina o ângulo de direção ideal para as rodas traseiras.
RX 450h+: O PRIMEIRO RX HÍBRIDO PLUG-IN
- Motorização eletrificada híbrida plug-in de 2.5 litros
- Potência : 306 cv ou 225 kW
- Binário: 572 Nm
- 0-100 km/h: 7.0 s
- Valores Previstos: CO2: 24-26g/km / Consumo: 1.1-1.2 l/100km
A Lexus recorreu aos seus mais de 15 anos de experiência em eletrificação para produzir o híbrido plug-in RX 450h+, olhado como o sucessor lógico para muitos dos seus clientes RX 450h da atual geração.
Espera-se que esta versão da Nova Geração RX seja a mais vendida na Europa Ocidental e Central, o RX 450h+ apresenta um motor híbrido de quatro cilindros e 2.5 litros, e uma bateria recarregável de iões de lítio com 18.1 kWh de capacidade. O motor elétrico traseiro adicional fornece tração integral. O sistema plug-in produz 306 cv e espera-se que forneça aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 7 segundos. De uma maneira geral, oferece aproximadamente a mesma potência que o RX 450h, mas com mais binário e uma aceleração mais rápida. Com mais potência proveniente dos motores elétricos, a condução parece fácil, mas refinada. Também apresentará um consumo de combustível e emissões significativamente mais baixos. As emissões de CO2 estimadas (ciclo combinado WLTP) são de menos de 26 g/km e economia de combustível de menos de 1.2 l/100 km devem ser muito competitivas.
A capacidade total da bateria de iões de lítio e o know-how de eletrificação da Lexus combinam-se para oferecer uma autonomia competitiva EV de pelo menos 65 km (esperado, homologação pendente) e permitir circular totalmente elétrico a velocidade até 135 km/h. Algo a destacar, nos híbrido plug-in da Lexus é que mantém uma elevada eficiência quando a bateria está descarregada. Algo que se mantem no RX 450h+ que utiliza o seu avançado sistema híbrido de 4ª geração.
RX 350h: HÍBRIDO DE 4ª GERAÇÃO
- Motor híbrido de 2.5 litros
- Potência: 245 cv ou 180 kW
- Binário: 335 Nm
- 0-100 km/h: 8.0 s
- Valores Previstos: CO2: 143-150g/km / Consumo: 6.4-6.7 l/100km
A suavidade e a eficiência do modelo híbrido RX foram melhoradas com a introdução da tecnologia híbrida Lexus de 4ª geração no novo RX 350h. Esta motorização a gasolina de 2.5 litros fornece 245 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 8.0 segundos, comparável ao atual RX 450h, ao mesmo tempo em que reduz emissões. O RX 350h será uma forte alternativa aos concorrentes diesel de baixa cilindrada, ideal para clientes que dão prioridade ao conforto e à eficiência.
LEXUS MULTIMÉDIA: INOVAÇÃO E CONECTIVIDADE
O novo RX traz conectividade avançada, mais rápida e estável, oferecendo a mais recente tecnologia multimédia, serviços “sempre conectados” e a vantagem de permitir atualizações “Other The Air”. Recorrendo ao smartphone, navegação, comandos do veículo, funções multimédia e conectividade na nuvem, existem cerca de cem formas de interação entre o condutor e o novo RX.
O RX está equipado de série com um ecrã tátil de 14”, um dos maiores na sua classe. O ecrã anti-reflexo possui botões adicionais para acesso intuitivo às funções usadas com mais frequência. Os gráficos são apresentados em HD para excelente visibilidade em todas as condições de iluminação, enquanto a CPU é 3.6 vezes mais rápida que o sistema atual.
Juntamente com o sistema de navegação de série, o novo RX também fornece serviços na nuvem (em determinados mercados onde o serviço está disponível). O DCM (módulo de comunicação de dados) do carro fornece conectividade sempre ativa, dando acesso a informações sobre eventos de trânsito, acidentes e condições da estrada, em tempo real.
O novo sistema multimédia inclui o assistente de voz inteligente 'Hey Lexus' que responde a perguntas e comandos, mesmo quando é usado um estilo de linguagem mais natural. A integração fácil do smartphone é também de série em todas as versões – sem fios para Apple CarPlay® e com conexão com fios para Android Auto®. Está, também, disponível um carregador sem fios, com desempenho de carregamento 50% mais rápido.
Lexus Link
Para além das funções remotas Lexus Link convencionais, como estatísticas de condução, orientação híbrida, monitorização do nível de combustível e função “encontrar o meu carro”, o RX 450h+ disponibiliza novas funções: monitorização do nível de carga da bateria, agendamento de carregamentos e um temporizador de carregamento. A aplicação também permite trancar e destrancar o veículo, abrir a bagageira, acionar o controlo de temperatura ou mesmo acender ao 4 piscas para o identificar num estacionamento.
As versões de topo do RX estão equipadas com um novo sistema áudio Mark Levinson Premium Surround Sound de 21 colunas. Desenvolvido pelos parceiros de áudio exclusivos da Lexus, o sistema foi otimizado com base na arquitetura interior do carro.
APOIO AVANÇADO AO CONDUTOR
A Lexus introduziu muitas tecnologias avançadas centradas no ser humano no novo RX para melhorar o conforto, a conveniência e a vida a bordo, reforçando o espírito de hospitalidade de Omotenashi.
O RX pode trazer um espelho retrovisor digital que oferece ao condutor um campo de visão amplo e desobstruído, usando imagens em tempo real da câmara traseira do carro.
Para uma condução mais fácil em espaços apertados, o Monitor de Visão Panorâmica Digital fornece uma visão em tempo real de 360° e uma visão pré-gravada da zona inferior do carro a partir de câmaras que agora podem ser limpas automaticamente. Também gera uma imagem virtual 3D do RX, mostrando o veículo como se fosse visto de cima.
O novo RX está disponível com um sistema de Estacionamento Avançado, desenvolvido a partir do emblemático sedan Lexus LS. Ajuda a estacionar usando o controlo automático de mudanças de direção e travagem. O sistema usa o conjunto de quatro câmaras e os 12 sensores ultra-sónicos do carro para obter uma imagem completa do seu redor. Também tem capacidade para reconhecer até três lugares de estacionamento usados regularmente.
SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
O novo RX beneficia de sistemas de segurança ativa e assistência ao condutor de nível superior presentes na terceira geração do Lexus Safety System+, o sistema de segurança mais recente, com atualização de funções e maior alcance para deteção e prevenção de riscos de acidentes.
As melhorias incluem uma expansão adicional da capacidade do Sistema de Pré-Colisão para detetar motos e outros objetos no caminho. Também pode reconhecer os riscos de colisão provenientes do tráfego que se aproxima ou do cruzamento de peões, ao fazer uma curva num cruzamento. A resposta de deteção é mais rápida e a capacidade de evitar um impacto foi ampliada pelo Assistente de Direção de Emergência.
Foram feitas melhorias no Cruise Control Adaptivo (ACC) para que reconheça mais rapidamente o tráfego frontal e para que, em conjunto com as atualizações do Assistência à manutenção na Faixa de Rodagem, o RX siga uma linha mais natural nas curvas. O ACC também foi expandido para responder a mais sinais e comandos, incluindo sinais de alerta e sinais de STOP.
Lexus Safety System +
Embora o Lexus Safety System + venha instalado série em todos os modelos europeus, é possível uma extensão do conjunto de sistemas de segurança. Que inclui a Assistência à Mudança de Faixa (LCA), que fornece direção automática de mudança de faixa em auto-estrada e Alerta de Tráfego Cruzado Frontal, que usa monitorização de radar para alertar o condutor sobre o tráfego que se aproxima de ambos os lados.
Também introduzido agora no RX, o Sistema Pré-Colisão com Active Steering Assist (Assistência Ativa da Direção) determina quando há uma grande possibilidade de colisão com um peão ou um objeto à frente. Se o sistema também determinar que é difícil evitar a colisão apenas com o controlo de travagem – mas que pode ser evitado usando o controlo de direção – o assistente do sistema usa o Active Steering Assist, para além de ativar um alerta e acionar os travões.
O Proactive Driving Assist (Assistente de Condução Ativa) ajuda a manter uma distância segura dos carros da frente – mesmo quando o Cruise Control não está ativado – e ajuda o condutor a evitar peões e obstáculos.
O Monitor de Atenção do Condutor usa uma câmara montada acima do volante para monitorizar constantemente a condição do condutor. Pode desacelerar ou parar o carro se o condutor não reagir aos alertas.
O sistema eletrónico de entrada e saída e-latch do RX está associado ao Monitor de Ângulos Mortos do carro na exclusiva função Safe Exit Assist, que impede o condutor de abrir a porta se algum tráfego (como carros ou ciclistas) se aproximar pela traseira. A Lexus estima que este sistema pode ajudar a evitar mais de 95% dos acidentes causados pela abertura de portas.
NOVO LEXUS RX ESPECIFICAÇÕES PRINCIPAIS:
Dimensões |
Nova Geração RX |
Diferença vs Atual Geração RX |
Comprimento Total (mm) |
4,890 |
0 |
Largura Total (mm) |
1,920 |
+25 |
Altura Total (mm) |
1,710 |
-10 |
Distância Entre-Eixos (mm) |
2,850 |
+60 |
Largura da via frontal (mm) |
1,650 |
+15 |
Largura da via traseira (mm) |
1,675 |
+50 |
Projeção Frontal (mm) |
1,080 |
0 |
Projeção Traseira (mm) |
960 |
-60 |
Motorizações |
RX 350h |
RX 450h+ |
RX 500h |
Tipo |
HEV |
PHEV |
HEV |
Motor Térmico |
2.5 L |
2.5 L |
2.4 L Turbo |
Tipo de Bateria |
Hidretos Metálicos de Níquel |
Iões de lítio |
Hidretos Metálicos de Níquel |
Potência Max. (cv DIN/kW) |
245/180 |
306/225 |
371/273 |
Transmissão |
Caixa Híbrida |
Caixa Híbrida |
6 vel. Automática |
Tração |
AWD |
AWD |
AWD |
Binário (Nm) |
335 |
572 |
645 |
Aceleração 0-100 km/h (seg) |
8.0 |
7.0 |
5.9 |
CO2 (WLTP combinado - g/km) |
143-150 |
24-26 |
182-189 |
Consumo de Combustível (l/100km) |
6.4-6.7 |
1.1-1.2 |
8.2-8.5 |
Nota: todos os dados referidos são provisórios e sujeitos a homologação final