A Marca de luxo continua a apoiar a próxima geração de criadores através de uma nova plataforma digital.
A iniciativa Lexus de criação de tutoriais de Origami, envolve os seguidores da marca na atividade artística, ao mesmo tempo que os informa sobre temas relacionados com as vertentes design e criação da marca. Só é possível através da colaboração com A Lexus anunciou hoje, 30 de junho, que a seleção do Grande Prémio do Lexus Design Award 2020 será adaptada a um ambiente virtual em agosto, com o vencedor do Grande Prémio a ser anunciado no dia 1 de setembro de 2020. “Fomos presenteados com um conjunto de circunstâncias únicas este ano”, disse Brian Bolain, da Lexus International, Diretor Geral de Marketing Global e Relações Públicas, "mas a Lexus continua focada na missão original do Prémio, que é o de apoiar os criadores de amanhã com uma nova rampa de lançamento para as suas carreiras".
Das 2.042 inscrições de 79 países, um recorde para o Lexus Design Award, apenas um vencedor “Grand Prix” será selecionado. A Seleção do Grande Prémio Virtual ligará os seis finalistas e o estimado painel de jurados de Paola Antonelli, Jeanne Gang, John Maeda e Simon Humphries. A decisão dos juízes sobre o vencedor do Grand Prix será baseada em três princípios fundamentais da marca Lexus: Antecipar, Inovar e Cativar, com ênfase no design que leva a um amanhã melhor.
"Os grandes designers prosperam em situações difíceis e ajudam as pessoas e a sociedade a lidar com mudanças inesperadas", disse Paola Antonelli. “Os finalistas deste ano já passaram no primeiro teste importante, continuando o seu bom trabalho, apesar das circunstâncias complexas. Sentiremos falta de conhecê-los pessoalmente, mas esperamos ansiosamente pelas suas experiências e pelos ensinamentos que eles trarão para a seleção virtual do Grande Prémio.”
Em janeiro, os seis finalistas participaram de uma importante experiência de workshop na cidade de Nova Iorque. O workshop colocou os finalistas frente a frente com quatro mentores aclamados: Joe Doucet, Bethan Gray, Philippe Malouin e Shohei Shigematsu, cada um dos quais compartilhou sua própria sabedoria e experiência. INTERSECT BY LEXUS-NYC, o espaço exclusivo de “lifestyle” da marca, serviu de local para o workshop. Nos meses seguintes, os finalistas beneficiaram da orientação e apoio contínuo de seus mentores através de sessões individuais on-line, que continuam a estimular a sua evolução criativa na preparação dos seus trabalhos para o processo de avaliação final. Os quatro mentores também irão participar na seleção virtual do “Grand Prix”.
Ao associar-se a esta artista, a Lexus espera contribuir para o reforço da criatividade, e para a comunicação da beleza através destas formas simples e intemporais em papel, e elevar o impacto do foco nas capacidades humanas na captura da emoção revelada pelo trabalho de Coco Sato.
Finalistas Lexus Design Award 2020
- Biocraft, por Sutherlin Santo (EUA)
- Feltscape, por Théophile Peju & Salvatore Cicero (França, Itália/Sedeados no Reino Unido)
- Flash Pak, por Yaokun Wu (China/Sedeado nos EUA)
- Lick, por Irina Samoilova (Rússia)
- Open Source Communities, por BellTower (Quénia)
- Pursewit, por Aqsa Ajmal (Paquistão)
Um troféu do Grande Prémio, desenhado por Hideki Yoshimoto, será apresentado quando o vencedor deste ano for anunciado em setembro. Yoshimoto foi vencedor do primeiro Lexus Design Award em 2013 e tornou-se um designer de sucesso com sede em Londres, trabalhando com várias marcas globais. O design do troféu incorpora a sua formação em engenharia e compromisso com a arte japonesa dos takumi e continuará a ser usada em futuros eventos do Lexus Design Award.
Por favor visite www.LexusDesignAward.com para informação adicional.
Hashtag Oficial: #LexusDesignAward
SOBRE O LEXUS DESIGN AWARD
Lançado pela primeira vez em 2013, o Lexus Design Award é um concurso internacional de design para criadores emergentes de todo o mundo. O prémio tem como principal objectivo a promoção de ideias que contribuam para a sociedade, através do apoio designers e criadores cujas obras permitam moldar um futuro melhor. O LDA oferece uma oportunidade única para que cada finalista tenha como mentor um designer reconhecido mundialmente, para criar protótipos dos seus projetos e depois exibi-los num dos eventos de design mais importantes do ano.
FINALISTAS LEXUS DESIGN AWARD 2020
Título: Biocraft
Biocraft são filtros de biopolímeros feitos à base de materiais naturais e ecológicos, projetados para remover o carbono e outros compostos nocivos do ar. Este sistema modular impresso em 3D é reconfigurável e adaptável, proporcionando melhor qualidade do ar em qualquer espaço.
Nome: Sutherlin Santo
País: EUA
Os designers Paul e Garrett Sutherlin Santo chegam da Baixa de Los Angeles. Através do seu trabalho, procuram projetar um futuro em que a ligação do design com a natureza e a tecnologia seja simétrica. Exploram o relacionamento entre processos digitais emergentes, materiais ecológicos e artesanato tradicional.
Título: Feltscape
Feltscape é uma nuvem respirável à base de feltro e termoplástico que capta ruídos e personaliza as qualidades acústicas e de iluminação interiores. Feltscape é o resultado de um processo inovador de produção que combina técnicas de alta-costura e de aditivos robóticos.
Nome: Théophile Peju & Salvatore Cicero
País: (Théophile Peju (França), Salvatore Cicero (Itália)) Sedeados no Reino Unido
Théophile Peju e Salvatore Cicero são designers arquitetos sedeados em Londres. Licenciaram-se na Escola de Arquitetura Bartlett - UCL, onde estudaram têxteis compostos. A sua abordagem ao design, através da experiência prática, combina o artesanato tradicional e técnicas inovadoras de fabrico robótico.
Título: Flash Pak
O Flash Pak é um aparelho inteligente de sobrevivência, uma espécie de colete salva-vidas com luzes LED, que orienta os alunos para uma zona de segurança em inundações repentinas, por meio de um sistema de navegação háptico. Insufla para se transformar num dispositivo de flutuação, mas também pode ser amarrado a outros Flash Paks, de forma a manter o grupo unido, em formato de balsa.
Nome: Yaokun Wu
País: China / Sedeado nos EUA
Yaokun Wu é estudante de design industrial no Pratt Institute, em Brooklyn, Nova Iorque. Sente-se grato por tudo o que tem e deseja usar o design para ajudar as pessoas que mais precisam. Acredita que o design está em toda parte, mas que apenas o que traz bem-estar às pessoas será eterno.
Título: Lick
Lick é um dispositivo portátil para limpar o corpo que ajuda as pessoas que não podem tomar banho. Tem uma superfície de limpeza parecida com a língua de um gato, de forma a que a sua utilização se assemelhe à dos gatos quando limpam o seu corpo de impurezas.
Nome: Irina Samoilova
País: Rússia
Irina Samoilova é designer de produto e mobiliário. Frequenta o Mestrado na Moscow State Stroganov Academy of Design and Applied Art, no Departamento de Design de Mobiliário. Sempre que inicia um novo trabalho, estuda as formas dos animais e a sua integração na natureza.
Título: Open Source Communities
Open Source Communities, ou Comunidades de Código Aberto, referem-se a uma maneira eficiente de projetar comunidades em países em vias de desenvolvimento, com base na utilização de planos inteligentes de código aberto. Os designers refinam esses projetos e adaptam-nos de forma a dar origem a casas conectadas que possam ser sustentáveis.
Nome: BellTower
(John Brian Kamau, Joyce Wairimu Gachiri, Ian Githegi Kamau, Esther Wanjiku Kamau e Arvin Booker Kamau)
País: Quénia
A BellTower foi criada em 2014 com uma visão: utilizar sistemas e tecnologias de código aberto para resolver problemas. Os membros da equipa são especialistas em diferentes áreas, como Gestão de Risco, Tecnologia da Informação, Design, Gestão de Projetos e Estratégia, dando origem um modelo de comunidade de código aberto para necessidades pessoais, corporativas e industriais.
Título: Pursewit
O Pursewit tem um novo e elegante design que o convida a costurar! Ao simplificar a utilização da máquina de costura para pessoas com incapacidade visual, a operação torna-se mais intuitiva e tátil, aprimorando o complicado processo de costura.
LEXUS DESIGN AWARD 2020 - JÚRI
PAOLA ANTONELLI
CURADORA SÉNIOR DO DEPARTMENTO DE ARQUITECTURA E DESIGN DO MoMA, NOVA IORQUE
Paola Antonelli é Curadora Senior de Arquitetura e Design no Museu de Arte Moderna, e Fundadora da Direção de Desenvolvimento & Investigação do MoMA. Tem como missão promover a compreensão do Design, de modo a que a sua influência positiva no Mundo seja reconhecida universalmente. O seu trabalho inclui a investigação do impacto do Design no nosso quotidiano, muitas vezes incluindo objetos e práticas negligenciadas, combinando design, arquitetura, arte, ciência e tecnologia. Tem organizado inúmeros certames, escreveu vários livros e lecionou em todo o mundo. Foi Professora na Universidade da Califórnia, Los Angeles; na Harvard Graduate School of Design; e nos programas MFA da Escola de Artes Visuais em Nova Iorque. Depois da sua participação na XXII Trienal de Milão com Broken Nature (2019), dedicada ao conceito de design restaurador, trabalha atualmente no desenvolvimento de Material Ecology, uma mostra sobre o trabalho do arquiteto Neri Oxman, que será inaugurado no MoMA em fevereiro de 2020; estará presente nas suas sessões MoMA R&D Salons; e em dois livros - uma coletânea de ensaios sobre design contemporâneo e em Design Bites, um livro sobre alimentos de todo o mundo como exemplos de design.
-JEANNE GANG
ARQUITETA / FUNDADORA E SÓCIA PRINCIPAL DO STUDIO GANG
Jeanne Gang, FAIA, é fundadora e sócia principal do Studio Gang, atelier de referência internacional na área da arquitetura e do design urbano. É reconhecida por uma abordagem que se estende para além das fronteiras convencionais da arquitetura para estabelecer relações de primeiro plano entre indivíduos, comunidades e o seu ambiente. Jeanne tem um portfólio diversificado, distinguido pelos continentes Americano e Europeu, incluindo a Aqua Tower em Chicago, uma expansão do Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque, e a nova Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília. Bolseira MacArthur e Professora de Prática de Arquitetura na Harvard Graduate School of Design, Jeanne foi nomeada este ano uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista TIME. Recebeu a sua maior comissão até hoje: os 2,2 milhões de O'Hare Global Terminal.
JOHN MAEDA
TECNÓLOGO / DIRETOR DE EXPERIÊNCIA, PUBLICIS SAPIENT
John Maeda é tecnólogo, designer, engenheiro, artista, investidor, autor e professor americano. Foi nomeado recentemente Diretor de Experiência da Publicis Sapient, o ramo tecnológico de consultoria e entrega do conglomerado de comunicações e marketing da Publicis. Ocupou cargos na Automattic, empresa que controla o WordPress.com; na empresa de capital de risco Kleiner Perkins; liderou pesquisa no MIT Media Lab; e foi presidente da Rhode Island School of Design.
Eleito uma das “75 pessoas mais influentes do século XXI” pela Esquire, Maeda tem uma vasta experiência como engenheiro do MIT, designer premiado e líder executivo na atração de pessoas e ideias à escala global. É autor de livros célebres como The Laws of Simplicity and Redesigning Leadership. O seu próximo livro How to Speak Machine estará disponível em novembro de 2019. Tem dado palestras um pouco por todo o mundo, de Davos a Pequim, São Paulo a Nova Iorque, e as suas palestras TED têm milhões de visualizações.
SIMON HUMPHRIES
RESPONSÁVEL PELO DESIGN GLOBAL TOYOTA & LEXUS
Simon Humphries é responsável Global de Design da Toyota & Lexus. Foi nomeado para supervisionar o design de ambas as marcas em 2018. Como chefe da Design Global Lexus, Humphries procura definir os valores exclusivos da Lexus numa filosofia de marca, incorporando uma referência cultural clara à herança japonesa da Lexus e construindo uma direção de design que é relevante em todo o mundo. Humphries ingressou na empresa em 1994. Os seus muitos papéis na liderança e no design avançado incluem a definição da grelha frontal que se tornou a assinatura e um ícone da marca Lexus. Em 2016, tornou-se presidente da ED2 (Toyota Europe Design Development), onde a sua equipa liderou o desenvolvimento de conceitos de mobilidade, como o conceito Toyota e-Palette, como parte da transição da marca de "empresa automóvel" para "empresa de mobilidade". Humphries começou a sua carreira em design em 1988, quando recebeu o Prémio de Bolsas da Royal Society of Arts para Design de Produto no Reino Unido. O prémio permitiu-lhe trabalhar para a Sony, permitindo realizar o seu sonho de viver e trabalhar no Japão. Nas horas vagas, Humphries gosta de carpintaria e está a restaur uma quinta japonesa com 100 anos.
LEXUS DESIGN AWARD 2020 - MENTORES
JOE DOUCET
FUNDADOR, JOE DOUCET X PARTNERS
Designer, empreendedor, inventor e diretor criativo, Joe Doucet é um dos mais cobiçados talentos dos Estados Unidos. Formado na Art Center College of Design, rapidamente começou a aplicar a sua visão em produtos, móveis, no ambiente e em tecnologia, para encontrar soluções para os desafios diários e sociais, por via do design. O seu trabalho espelha habilmente o híbrido entre função e estética, misturando camadas de significado e mensagem. Doucet acredita que, para além da estética, o design e, mais importante, o processo de pensamento de um designer, podem desempenhar um papel maior na inovação e na solução de problemas. Possui inúmeras patentes para os seus projetos e invenções.
O trabalho de Doucet tem vindo a ser exibido globalmente, incluindo no London Design Museum e na Biennale International Design, em Saint-Etienne. Recebeu inúmeros prémios internacionais, incluindo um World Technology Award por Design Innovation e vários Good Design Awards. Foi, também, nomeado o único AvantGuardian de Design da Surface Magazine.
Em 2017, Doucet venceu o Smithsonian Cooper-Hewitt National Design Award de 2017, como designer de produto – a maior distinção na sua área. Como empresário, criou e lançou uma infinidade de empresas destinadas a tornar o mundo num lugar melhor através do design, de que são exemplo a OTHR e a Citizen A.
BETHAN GRAY, DIRETORA CRIATIVA
Sedeada em Londres, Bethan Gray, é uma das designers mobiliário e artigos para a casa mais famosas do Reino Unido. Já recebeu quatro prémios Elle Decoration British Design Awards, incluindo o cobiçado Melhor Designer Britânico. O trabalho é seguido à escala global; já expôs em Londres, Milão, Paris, Nova Iorque e Dubai.
Os antecessores de Bethan fizeram uma jornada incrível pelos quatro continentes - desde então, Bethan visitou muitos dos lugares por onde passaram, inspirada no seu amor por viagens, arte e cultura. Hoje, a sua missão é trazer relevância contemporânea às técnicas tradicionais dessas regiões - mantendo viva a narrativa cultural e as técnicas artesanais. Acredita no poder de contar histórias através do artesanato e do design e formou parcerias com base na confiança e respeito mútuos – apoia mais de 400 mestres artesãos em todo o mundo.
Fundada em 2008, a Bethan Gray Design cria coleções artesanais de luxo de móveis e acessórios para casa, atualmente vendidos por cadeias como a Harrods, a Liberty ou a Lane Crawford. Dentro do seu próprio atelier, ela desenvolve, liga e incentiva novos talentos. Lançou recentemente um Prémio para Mulheres em parceria com a Universidade Metropolitana de Cardiff, onde é bolseira honorária.
PHILIPPE MALOUIN
DIRECTOR, PHILIPPE MALOUIN STUDIO
O britânico-canadiano Philippe Malouin tem o bacharelato em Design pela Design Academy Eindhoven, estudou na École Nationale Supérieure de Création Industrielle, em Paris, e na Universidade de Montreal.
Montou o seu estúdio em 2008, depois de trabalhar para o designer inglês Tom Dixon. Philippe Malouin lecionou no Royal College of Art em Londres entre 2012 e 2015 e é o diretor do POST-OFFICE, atelier de arquitetura e design de interiores. Bastante diversificado, o seu portfólio inclui mesas, tapetes, cadeiras, luzes, objetos de arte e instalações. A lista de clientes de Philippe inclui SCP, Marsotto Edizioni, Residente, OTHR, Bainha, Ace Hotel, Matter-Made, Established & Sons, Roll & Hill, 1882 Ltd., Kvadrat, Umbra Shift, Caesarstone, IZÉ, Swarovski, Bloomberg, Aesop e Touch Digital.
É representado pela galeria Salon 94 Design, em Nova Iorque, e venceu recentemente o prémio de 'designer do ano' da revista Wallpaper*. Philippe vive e trabalha em Londres, onde gere o seu estúdio de design.
SHOHEI SHIGEMATSU
SÓCIO E DIRETOR DO OMA, NOVA IORQUE
Shohei Shigematsu integrou o OMA em 1998. Lidera o atelier de Nova Iorque desde 2006 e tornou-se sócio em 2008. Concluiu recentemente a renovação da sede da Sotheby's em Nova Iorque, arranha-céus de luxo em São Francisco e Miami, e o primeiro edifício do OMA na cidade de Nova Iorque, um complexo residencial na 121 East 22nd Street. Concluiu com sucesso projetos para espaços culturais, incluindo o Museu Nacional de Belas Artes de Quebec e o Faena Arts Center, em Miami Beach. Atualmente, trabalha na expansão do Museu de Arte Albright-Knox-Gundlach de Buffalo e num segundo edifício para o Novo Museu. Também desenhou exposições para a Prada, a Bienal de Arquitetura de Veneza, o Metropolitan Museum of Art, o Park Avenue Armory e a primeira retrospectiva americana da Dior no Denver Art Museum e no Dallas Museum of Art. Supervisiona os projetos do OMA no Japão, incluindo um novo centro de negócios em Fukuoka (2021) e a primeira torre de uso misto do OMA em Tóquio para a Mori Building Co, Ltd. (2023).
Crítico de design da Harvard Graduate School of Design, Sho já participou nas conferências TED e Wired Japan, bem como em universidades de todo o mundo.
SOBRE A LEXUS
Lançada em 1989 nos EUA, a Lexus é mundialmente conhecida pela procura da perfeição, pela alta qualidade dos seus produtos e pela forma única de servir os seus clientes. A qualidade superior dos seus veículos é a imagem de marca da Lexus, líder em híbridos de luxo e no recurso à alta tecnologia. Está presente em mais de 90 mercados em todo o mundo e a sua evolução reflete-se muito para além da construção de veículos topo de gama. Faz parte da missão da Lexus captar a nova geração de consumidores através de uma consciência global, de produtos e serviços visionários, originais e emocionantes. Líder em vendas de híbridos de luxo, já vendeu mais de 1,5 milhão de veículos híbridos. *
*(1,567,242 unidades em junho 2019)