A LEXUS NO CAMPEONATO MUNDIAL DE RESISTÊNCIA
Este ano, a Lexus está na grelha de partida do Campeonato Mundial de Resistência da FIA. A competir na categoria LMGT3, a equipa AKKODIS ASP está a levar o Lexus RC F GT3 ao limite.
A COMPETIÇÃO
PURO PRAZER
O Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) está entre os mais desafiantes campeonatos internacionais de automobilismo. Este coloca equipas a competir entre si em corridas intensas que requerem resistência física e mental. Corridas que levam o automóvel e o condutor ao limite durante muitas horas. É um laboratório de alta velocidade para engenharia automóvel, design influenciador, tecnologia, desempenho e segurança.
O WEC junta fabricantes automóveis, condutores e fãs das corridas para que possam vivenciar e celebrar automóveis testados em condições extremas. O cenário e os sons de marcas de prestígio a competir entre si por um lugar no pódio é um puro prazer.
OS CIRCUITOS
À VOLTA DO MUNDO EM TEMPO RECORDE
Os oito circuitos do WEC estão espalhados pela Europa, pela Ásia, pela América do Norte e América do Sul e pelo Médio Oriente. Cada local diferente oferece um ambiente e condições únicas.
Porém, estas não são corridas comuns. Com uma competição intensa combinada de 72 horas, o WEC desafia os participantes a demonstrar todo o seu talento. Circuito após circuito. Hora após hora. As condições exigentes do WEC – incluindo as lendárias 24 horas de Le Mans – geram dados de condução valiosos. Na Lexus, analisamos e utilizamos estes dados para conceber automóveis de produção em série que inspiram confiança em qualquer estrada.
A EQUIPA
COLABORAÇÃO DE ALTO DESEMPENHO
Tal como em todas as participações na categoria LMGT3, a equipa AKKODIS ASP conta com condutores profissionais e amadores nos seus dois automóveis. O automóvel 78 é liderado por Kelvin Van der Linde. Este é acompanhado pelo colega profissional Timur Boguslavskiy e o colega amador Arnold Robin. O condutor principal do automóvel 87 é José María López; as suas capacidades são complementadas por Esteban Masson (profissional) e Takeshi Kimura (amador).
Contudo, uma equipa não é apenas os seus condutores e a velocidade é fundamental não apenas na pista.
A capacidade de desenvolver uma estratégia de corrida, bem como reagir imediatamente a qualquer situação, é apoiada por uma equipa de mecânicos, engenheiros e profissionais de logística. Todos dependem uns dos outros e trabalham para um objetivo comum: melhorar continuamente para alcançar uma vantagem competitiva.
O AUTOMÓVEL
CONHEÇA O LEXUS RC F GT3
Para competir na corrida de resistência, um condutor tem de se sentir confortável e confiante atrás do volante.
Precisa de um automóvel que funcione nas condições mais extremas. Um automóvel construído para velocidade, fiabilidade e resiliência. Um automóvel como o Lexus RC F GT3.
Com base num Lexus RC F pronto para circular em estrada, embora com aerodinâmica específica de corrida, o RC F GT3 tira partido do seu chassis rijo para lidar com as exigências da pista. E, apesar de o interior ser um pouco menos luxuoso do que num automóvel de estrada, proporciona o conforto e a ergonomia necessários para a equipa de corrida se concentrar na tarefa em mãos.
O FUTURO
PRAZER EM CADA CURVA
As condições exigentes do WEC criam o derradeiro teste em termos de design de automóveis, componentes e tecnologias.
A competição ajuda-nos a desenvolver automóveis que nos permitem saborear o prazo da condução. Desta forma, esteja a competir nas 24 horas de Le Mans ou esteja a levar os seus filhos para a escola, pode desfrutar de uma condução confortável, embora emocionante, em qualquer Lexus.
O nosso incessante desejo de continuar a melhorar e inovar impulsiona-nos não apenas a sonhar com o impossível, mas a desenvolvê-lo e a criá-lo. O que nos reserva o futuro? Conheça melhor o protótipo desportivo elétrico da Lexus – a nossa visão para um automóvel futuro de elevado desempenho totalmente elétrico.