Skip to Main Content (Press Enter)
MILAN DESIGN WEEK 2025

LEXUS “BLACK BUTTERFLY” TECNOLOGIA

Lexus na semana de design de Milão 2025: tecnologia “Black Butterfly” inspira instalações imersivas

  • Criativos produzem novas obras inspiradas no conceito Lexus de interface interior automóvel Black Butterfly (Borboleta negra) 
  • “A-Un”, uma instalação interativa da SIX Inc. e STUDEO, baseia-se também em “Aun no kokyo”, o conceito tradicional japonês de respirar em harmonia
  • “Discover Together”, uma nova iniciativa de co-criação da Lexus que apresenta trabalhos de talentos emergentes
  • Instalações com apresentação prevista pela Lexus na Semana de Design de Milão 2025, de 8 a 13 de abril

 

26 de fevereiro 2025 – O Black Butterfly, um sistema de interface duplo de controlo do cockpit desenvolvido pela Lexus para o seu concept car LF-ZC, serviu de inspiração a criadores internacionais para desenvolverem novas instalações imersivas na vanguarda da arte e do design.

Estas interpretações entusiasmantes de como as tecnologias do futuro irão aproximar o homem, a máquina e a mobilidade serão apresentadas pela Lexus na Semana de Design de Milão 2025, um dos principais eventos do mundo para criativos a nível global. As exposições estarão patentes ao público no Superstudio Più, de 8 a 13 de abril.

 “A-Un” é uma instalação interativa que se liga intuitivamente ao visitante, combinando os princípios da Borboleta Negra com o conceito tradicional japonês de “Aun no kokyo” - respirar em harmonia. Foi desenvolvida pela Lexus em colaboração com a agência criativa SIX, sediada em Tóquio, e o estúdio de design STUDEO. Apresenta uma nova dimensão na comunicação perfeita entre os seres humanos e a mobilidade e capta um espírito de compreensão mútua através de interações perfeitamente sincronizadas.

A presença da Lexus na Semana de Design de Milão também inclui o “Discover Together”, produzido por talentos criativos emergentes da Bascule Inc. no Japão, da Northeastern University nos EUA e da Lexus Designer Team, do Japão. Durante mais de uma década, a Lexus tem apoiado criadores inovadores que se esforçam por ajudar a moldar um mundo e uma sociedade melhor, no futuro, através do Lexus Design Award (Prémio de Design Lexus). Com base neste legado, a Lexus lançou a iniciativa “Discover Together”. Este projeto dá ênfase à co-criação e reinterpreta e expressa as novas possibilidades apresentadas pelas interfaces de controlo do cockpit Black Butterfly. Através dos seus trabalhos originais, os criadores demonstram a química e a experiência diferentes que podem ocorrer quando os humanos interagem com o Black Butterfly.

A Lexus tem participado ativamente na Semana de Design de Milão ao longo de muitos anos, aproveitando a oportunidade para demonstrar o seu desafio ao status quo no espaço automóvel de luxo, ultrapassando os limites tanto dos produtos, como dos serviços, para criar experiências fantásticas para os seus clientes.

Informações sobre a exposição

Datas

Dia da imprensa: 7 de abril (segunda-feira); dias públicos: 8 a 13 de abril (domingo)

Local do evento

 Superstudio Più

Endereço

Via Tortona, 27, 20144 – Milão, Itália

Exposições

A-Un Installation / Discover Together exposição de obras de arte em colaboração com a Bascule Inc., a Northeastern University e a Equipa de Designer da Lexus

Organizador

 Lexus International

Perfil do criador de “A-Un”

SIX Inc.

Takeshi Nozoe

Takeshi Nozoe fundou a empresa criativa SIX Inc. em 2013. Como diretor criativo, Nozoe assume o desafio de criar novas formas de comunicação e experiências reais com marcas tanto no Japão como no estrangeiro, incluindo a Toyota Gazoo Racing (GR) e a Lexus. Trabalhou numa série de projetos que expandiram os limites da expressão através da fusão da tecnologia, incluindo a expressão espacial utilizando 1000 drones; o vídeo musical “Obsession for Smoothness”, criado em colaboração com os OK Go;e o Space Balloon Project, uma interação em tempo real com a estratosfera. Até à data, recebeu mais de 100 prémios criativos internacionais, incluindo um Cannes Lions Gold Award e um New York Festival Gold Awards. O produto original da SIX, o altifalante COTODAMA Lyric, é vendido em 44 países em todo o mundo, demonstrando um elevado reconhecimento pela sua inovação no desenvolvimento de produtos.

https://sixinc.jp/

STUDEO

Tatsuki Ikezawa

Formado pelo Departamento de Informática de Design da Universidade de Arte de Musashino, Ikezawa fundou o estúdio criativo STUDEO em 2020. Abordando a estratégia da marca a partir da perspetiva da direção artística, integra perfeitamente o desenvolvimento de conceitos, o design de produtos, incluindo o design de embalagens e logótipos, e o planeamento de ferramentas de comunicação, como anúncios, gráficos e design espacial, para criar um mundo de marca coeso. Em 2018, Ikezawa realizou uma exposição individual BEYOND THE CRAFT em Nova Iorque e, em 2024, participou como designer em The Trio Asia Posters na Bienal Internacional de Cartazes do México.

Os seus trabalhos foram reconhecidos com inúmeros prémios, incluindo o Tokyo ADC Award, o JAGDA New Designer Award, o Cannes Lions International Festival of Creativity, o ONE SHOW e o New York ADC. É membro do Clube de Diretores de Arte de Tóquio e da Associação de Designers Gráficos do Japão.

https://www.studeo.co.jp/

Perfil dos criadores “Discover Together” 

Japão

Bacsule Inc.

Membros na foto (da esquerda para a direita) Tomoyuki Iwabuchi, Masayoshi Boku, Sakiko Osawa

A Bascule Inc. é uma equipa criativa sediada em Tóquio, conhecida por extrair a realidade e as histórias escondidas em vários dados para criar experiências emocionais. Centrada na sua abordagem única, denominada DATA-TAINMENT, a Bascule Inc. trabalha numa vasta gama de áreas, incluindo publicidade, eventos, desporto, arte, desenvolvimento urbano e espaço exterior, com o objetivo de criar novos valores experimentais em que todos possam participar.

https://bascule.co.jp/

EUA

Universidade Northeastern

Membros na foto (a partir da esquerda) Chloe Prock, Paolo Ciuccarelli, Jasmine Yiming Sun, Elizabeth McCaffrey

Sob a direção de Paolo Ciuccarelli, diretor do Centro de Design da Northeastern University, Chloe Prock, Jasmine Yiming Sun e Elizabeth McCaffrey formam uma equipa de designers e investigadores que exploram as vastas intersecções da visualização de dados, do design de experiências e da prática criativa. Com experiência em meios imersivos, visualização de dados computacionais, design UI/UX e investigação em design, o seu trabalho preenche as lacunas entre as tecnologias emergentes, o design centrado no ser humano e a computação poética para criar experiências cativantes e estimulantes.

https://camd.northeastern.edu/center-for-design/

Japão

Equipa de Designers da Lexus

Os membros da Equipa de Design da Toyota Motor Corporation desafiaram novas expressões e experiências ao reinterpretarem a Borboleta Negra. Como mentor, Takabatake trabalha como Designer de Conceitos e Visões, planeando visões e conceitos futuros para todos os produtos, incluindo experiências para as marcas Lexus e Toyota. A designer Yuri Tamura começou a sua carreira como designer CMF e agora explora designs inovadores que desafiam os conceitos existentes em todos os géneros. Concentra-se em captar as emoções e experiências humanas a partir de novas perspetivas, com o objetivo de proporcionar inspiração a muitos.