SERVIÇOS CONECTADOS - termos e condições

 

ENCONTRAR O MEU LEXUS

  • Através da aplicação Lexus Link (ou através do Portal Lexus Link) pode consultar a última localização da sua viatura Lexus. Com base no modelo da sua viatura Lexus, a localização é recuperada de acordo com o último ponto de dados de geolocalização recebido quando desligou a ignição.
  • Poderá visualizar o local de estacionamento do seu Lexus num mapa, juntamente com o endereço do local (se disponível) e o horário a que a viatura foi estacionada naquele local. Pode ativar a navegação para o guiar até ao seu Lexus (ver o percurso, distância e tempo de caminhada até ao seu Lexus) através da aplicação Lexus Link ou através de outras aplicações (por exemplo, Apple Maps, Google Maps, etc.).
  • Com base no modelo da sua viatura Lexus a localização da sua viatura Lexus é transmitida frequentemente durante a condução, permitindo-lhe partilhar a localização em tempo real da sua viatura com outras pessoas. Definir uma localização em tempo real e partilhar com os seus contatos. O seu ID das redes sociais poderá ser necessário para conseguir partilhar a localização da sua viatura.

 

PARTILHAR COM O MEU LEXUS

  • Caso o seu Lexus esteja equipado com um Sistema de Navegação que permita a utilização desta funcionalidade, poderá planear as suas viagens através da aplicação Lexus Link ou através do portal Lexus Link (Lexus.pt) e partilhar com o seu Lexus. A funcionalidade permite definir a hora de partida ou a hora prevista de chegada. O cálculo da rota preverá as prováveis condições de transito naquele momento e indicará o tempo estimado de viagem. Pode rever as viagens que enviou anteriormente, editá-las e reenviá-las para a sua viatura Lexus. Poderá adicionar até 9 paragens de interesse ao longo do percurso até ao seu destino. Informações adicionais sobre a conexão e operação do Sistema de Navegação do seu Lexus estão disponíveis no manual de utilizador do seu Lexus ou no Portal Lexus Link (Lexus.pt).

 

ANÁLISE DE CONDUÇÃO

  • Através da aplicação Lexus Link (ou através do Portal Lexus Link, disponível em Lexus.pt) poderá analisar a sua condução com base em dados de geolocalização, giroscópios e sensores G, quilometragem e dados de consumo de combustível. Estes registos estarão disponíveis por viagem. Pode marcar cada viagem individual como “Privada” ou “Viagem de Trabalho” de acordo com a sua utilização. Em cada viagem é gerado um relatório onde poderá verificar os tipos de travagens, acelerações, duração da viagem, velocidade média, distância e trajeto.

 

LEMBRETES DE SERVIÇO

  • Com base nos dados de quilometragem do seu Lexus, iremos notificá-lo sobre as próximas manutenções ou serviços. Estes lembretes são definidos de acordo com os planos de manutenção estabelecidos no país de subscrição da sua conta Lexus Link e podem variar em disponibilidade e/ou precisão. Ao receber um lembrete, poderá marcar um horário com um Reparador Autorizado de sua preferência. Recomendamos que identifique o seu Reparador Autorizado de preferência na sua Conta Lexus Link para tornar o processo de marcação mais simples e rápido. Caso não verifique o primeiro lembrete, podemos enviar um segundo lembrete.

  • Enquanto proprietário e/ou utilizador, permanece responsável por levar o seu Lexus para manutenção ou reparações nos intervalos definidos pela marca no “Plano de Manutenções”. O facto de fornecermos este serviço e notificarmos os lembretes relacionados não isenta o utilizador da viatura dessa responsabilidade.

 

ASSISTENTE DE ACIDENTE*

*Disponibilidade varia de acordo com as regiões. Serviço não disponível para Portugal.

  • ste serviço estará disponível dependendo do tipo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus. Se este serviço estiver disponível para o seu Lexus, determinados sensores relacionados ao dispositivo de comunicação de dados efetuarão a monitorização dos impactos do seu Lexus. Se um impacto exceder um limite de gravidade predefinido, seremos notificados desse impacto. Essas informações relacionadas a “acidentes” podem ser partilhadas com a empresa Lexus Roadside Assistance (RSA) local, que pode contatá-lo para oferecer assistência, com base nos detalhes de gravidade dos dados de acidentes e nas políticas locais. A RSA entrará em contato consigo utilizando os seus dados pessoais disponíveis na sua conta Lexus Link. As pessoas de contato de emergência, se definidas na sua conta Lexus Link também podem ser contatadas, dependendo da política local da RSA. Se o RSA não conseguir contactá-lo (por exemplo, porque não é capaz de responder) ou as pessoas de contato de emergência, a RSA pode, dependendo da sua política local e da gravidade do acidente, envolver a assistência de emergência ou a polícia. Você e os seus contatos de emergência têm sempre a possibilidade de aceitar ou recusar a assistência prestada pela RSA.
  • Não oferecemos nenhuma garantia quanto à disponibilidade ou qualidade de qualquer forma de assistência de emergência que possamos prestar. Nem a RSA, nem a TME, nem a Lexus Portugal, podem ser responsabilizadas por qualquer falha em envolver a assistência de emergência ou a polícia ou por qualquer atraso ou erro em fazê-lo.
  • Tem em atenção que, se ativar o “Modo de Privacidade” na aplicação Lexus Link ou no Sistema Multimédia (se disponível) da viatura (ou seja, se nos impedir de utilizar a geolocalização do seu Lexus), não será possível localizarmos a sua viatura em caso de acidente este serviço não irá funcionar (consulte os Termos de Utilização dos Serviços Conectados e a Política de Privacidade dos Serviços Conectados para obter mais informações sobre o Modo de Privacidade).
  • Em determinadas circunstâncias, a funcionalidade de chamada de emergência obrigatória será ativada: o seu Lexus irá notificar automaticamente os serviços de emergência no país onde o seu Lexus se encontra, em caso de colisão que acione os airbags de acordo com o regulamento da UE sobre “eCall” (Regulamento (UE) 2015/758 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de abril de 2015), conforme introduzido na legislação do Reino Unido pela Lei da União Europeia (Retirada) de 2018.

 

LUZES DE AVISO

  • Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, a aplicação Lexus Link poderá alertá-lo sobre determinados sinais de alerta que apareçam no painel de instrumentos do seu Lexus. Estes alertas refletem, mas não substituem, as luzes de aviso exibidas no painel de instrumentos do seu Lexus. Enquanto utilizador é responsável por agir assim que uma luz de aviso seja acionada no seu Lexus.
  • Esses sinais de alerta serão comunicados à Rede Oficial Lexus (Concessionários e Reparadores) para fornecer suporte e assistência caso seja necessária uma reparação. Através do seu consentimento dado à Lexus e à aplicação Lexus Link, terá a possibilidade de decidir se deseja ou não ser contactado. Note que a Lexus e a Rede Oficial Lexus não oferecem nenhuma garantia de entrar em contato consigo de forma proativa em caso de ser acionada uma Luz de Aviso, pois esse serviço depende em grande medida da sua região, disponibilidade e cobertura. No caso de uma Luz de Aviso, siga sempre as instruções no Manual do Proprietário para orientação específica.

 

NÍVEL DE COMBUSTÍVEL

  • Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, a aplicação Lexus Link exibirá o nível de combustível disponível no depósito de combustível da sua viatura. O nível de combustível restante é apresentado em percentagem de acordo com a capacidade total do depósito de combustível. O nível de combustível indicado é baseado nos últimos dados do sensor medidor de combustível recebidos do seu Lexus na última vez que desligou a ignição. Como tal, poderá haver discrepância entre o nível de combustível indicado na aplicação Lexus Link e o nível de combustível indicado no painel de instrumentos do seu Lexus. Poderão também ocorrer discrepâncias marginais, dependendo do ambiente em que o seu Lexus estiver estacionado (por exemplo, temperatura externa, declive...). Deverá sempre consultar a indicação do marcador de combustível no painel de instrumentos do seu Lexus.

 

DICAS HÍBRIDAS

  • Esta funcionalidade permite-lhe consultar os dados da sua condução híbrida com base nos principais indicadores híbridos (tempo e distância em EV e a sua pontuação de acordo com os indicadores referidos).
  • Estes registos são disponibilizados por viagem. Cada viagem é mapeada e representará a sua condução EV, bem como os dados de condução (acelerações, travagens e velocidade constante, se aplicável) que são associados a dicas para ajudar a reduzir o consumo de combustível. Poderá também consultar os dados por semanalmente, mensalmente e anualmente e acompanhar a sua evolução ao longo do tempo.

 

SERVIÇOS REMOTOS


Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, a aplicação Lexus Link exibirá o nível da bateria e a autonomia restante do seu Lexus Híbrido Plug-in ou Elétrico.

A autonomia restante é indicada em km, mas poderá apresentar uma autonomia diferente da exibida no painel de instrumentos da viatura. Consulte sempre a indicação da bateria no painel de instrumentos do seu Lexus.

A Lexus não assume qualquer responsabilidade caso a informação apresentada na aplicação Lexus Link esteja incompleta ou imprecisa. Adicionalmente, este serviço permite agendar remotamente uma sessão de carregamento para a sua viatura (se disponível).

Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, poderá remotamente pré-aquecer ou pré-arrefecer o habitáculo do seu Lexus através da aplicação Lexus Link. Com base no modelo da sua viatura, poderá também pode definir remotamente a temperatura desejada, iniciar o desembaciador do para-brisas dianteiro ou do vidro traseiro, bem como definir um ou vários horários para pré-aquecimento ou arrefecimento do seu Lexus.

Ao usar os Serviços Remotos, certifique-se de que:

  • A viatura está totalmente imobilizada e verificou a segurança ao redor da mesma. Certifique-se de que não existem pessoas ou animais dentro da viatura.
  • Não ative os sistemas se o capô estiver aberto ou quando a viatura estiver estacionada em local fechado sem ventilação.
  • Utilize este serviço somente quando necessário. Por favor, respeite o meio ambiente e minimize qualquer ruído excessivo ou poluição do ar.
  • Respeite sempre as leis locais e nacionais, que podem restringir a utilização destes serviços na sua área (por exemplo: alguns municípios e parques naturais).

 

LEXUS CHARGING NETWORK

  • A Lexus Charging Network pode dar-lhe acesso a uma das maiores redes de carregamento pan-europeias. Poderá pesquisar estações de carregamento e ver detalhes de cada estação, como disponibilidade em tempo real, velocidade de carregamento e tipos de tomada.
  • Após subscrição, poderá consultar os valores de carregamento, desbloquear uma estação de carregamento através da aplicação Lexus Link (se disponível) ou cartão RFID e iniciar uma sessão de carregamento. Receberá uma fatura mensal para todas as sessões de carregamento que lhe será cobrada no final de cada mês.
  • Podemos recorrer a parceiros externos para lhe fornecer este serviço, e inclusive partilhar alguns dados pessoais, como VIN (Número de Identificação do Veículo), ID do Utilizador, ID do Contrato e Data de Início. A Lexus Charging Network é fornecida em colaboração com parceiros técnicos e está sujeita a Termos e Condições adicionais e Política de Privacidade, acessíveis em [https://www.lexus-charging-network.eu / https://www.lexus-charging-network.eu/web/lexus-global].

 

SEGURO BASEADO NA UTILIZAÇÃO (UBI) E SEGURO HÍBRIDO COMPLETO (FHI)*

*Disponibilidade varia de acordo com as regiões. Serviço não disponível para Portugal.

  • “Usage Based Insurance (UBI)” e “Full Hybrid Insurance (FHI)” são produtos de seguro automóvel fornecidos por uma companhia de seguros através da Lexus Insurance Management SE, onde o prémio do seguro é baseado em dados de condução gerados pelo titular da apólice e quaisquer condutores, com base na aceleração, travagem, velocidade e curvas.
  • No ato da adesão à UBI ou FHI, os dados de condução necessários serão enviados à seguradora, na qualidade de responsável pelo tratamento dos dados, para cumprimento do contrato.
  • Os contratos UBI e FHI são produtos separados do serviço Lexus Link que podem ser subscritos com uma seguradora através do intermediário Lexus Insurance Management SE e estão sujeitos a termos e condições específicos aceites no momento da subscrição.
  • Após a adesão aos contratos UBI ou FHI, os estados das viagens, juntamente com a pontuação de condução calculada, estarão disponíveis no Lexus Link. Para esclarecer dúvidas, o recurso de visualização é um serviço separado, totalmente opcional e não afeta a validade ou uso do contrato UBI ou FHI, que pode ser desfrutado sem o uso do aplicativo Lexus Link ou de uma conta Lexus Link. Para mais informações, visite  o link.

 

ESTADO DA VIATURA

Através da aplicação Lexus Link poderá consultar instantaneamente o Estado da sua Viatura. Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, a aplicação Lexus Link exibirá os diferentes estados das portas, vidros laterais, teto de abrir, porta da bagageira, luzes da viatura, bem como a chave inteligente (caso esta permaneça no interior da viatura).
 

LOCALIZAR O MEU LEXUS

Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, poderá ter uma forma simples de localizar a sua viatura num parque de estacionamento lotado. Ao utilizar a funcionalidade “Localizar o Meu Lexus” irá ligar os piscas remotamente para o ajudar a localizar o seu Lexus. Os piscas irão iniciar uma sequência por 30 segundos e poderá voltar a utilizar esta funcionalidade 30 segundos após a ativação anterior.


Poderá receber uma notificação no seu smartphone cerca de 4 minutos após desligar a ignição. Esta notificação serve para informar se algo está fora do normal em relação ao estado da viatura (para receber estas notificações, designadas de notificações “push” deverá ativá-las nas definições da aplicação no seu smartphone).

Poderá receber uma ou várias das seguintes notificações:

  • Vidros abertos (um ou vários estão abertos)
  • Portas destrancadas (se alguma das portas estiver destrancada)
  • Teto de Abrir aberto (se o teto de abrir estiver aberto)
  • Luzes acesas (se os faróis dianteiros ou traseiros estiverem ligados)

 

TRANCAR/DESTRANCAR

Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, poderá trancar ou destrancar remotamente a sua viatura através da aplicação Lexus Link com apenas alguns cliques.

A funcionalidade não funcionará se:

  • Uma das portas estiver aberta
  • A chave inteligente se encontrar no interior da viatura
  • O alarme da viatura estiver ativado
  • A viatura tiver sido trancada com a chave

Em todas estas situações, o botão de trancar/destrancar estará desativado

O proprietário/condutor é responsável por garantir que ninguém seja trancado no interior da viatura ao utilizar a funcionalidade “Trancar/Destrancar” remotamente. O proprietário/condutor assumirá toda a responsabilidade pela correta utilização desta funcionalidade, a Lexus não será responsabilizada se o condutor não verificar o interior da viatura antes de utilizar.

 

LOCALIZAR O MEU LEXUS

Dependendo do Módulo de Comunicação de Dados (DCM) instalado no seu Lexus, poderá ter uma forma simples de localizar a sua viatura num parque de estacionamento lotado. Ao utilizar a funcionalidade “Localizar o Meu Lexus” irá ligar os piscas remotamente para o ajudar a localizar o seu Lexus. Os piscas irão iniciar uma sequência por 30 segundos e poderá voltar a utilizar esta funcionalidade 30 segundos após a ativação anterior.